A picape herda a mesma carinha do Gol, mantém o motor 1.6 e conta com opções de cabine simples e estendida
Diversidade
Com cabine simples e estendida, o modelo oferece configurações para campo e cidade
Na\"Terra de Todos os Santos\", Bahia, a Volkswagen lançou a Nova Saveiro. Criada em 1982, a nova versão chega à sexta reformulação, com itens a mais de segurança e recursos para economizar combustível. Entretanto, por dentro, veio com poucas novidades.
As diferenças marcantes em relação a anterior são o conta-giros (agora em todas as versões); a seta com o sistema Confort Blinker, que permite ao motorista dar um leve toque na haste para piscar a luz de direção três vezes; a possibilidade de desativar o airbag do lado do passageiro por meio da chave; o ESS (Emergency Stop Signal), que aciona as luzes de freio de forma intermitente após uma freada brusca; e os avisos de consumo desnecessário de combustível no painel, no pequeno visor.
Destinada ao trabalho: parte importante para quem tem picape, a caçamba da Nova Saveiro conta com capacidade volumétrica de 734 litros e suporta até 605 kgs de carga
Na parte de segurança, um descuido. No modelo 2013, apenas as versões Trooper e Cross têm airbags e sistema ABS para os freios de série. Os dois recursos seguem opcionais para as versões Trend cabine simples e estendida na linha 2014. É bom salientar ao leitor que a partir de 2014, será obrigatória a fabricação de carros com ABS e airbags frontais.
Na versão Cross, vale destacar o acabamento diferenciado na cabine. O interior do veículo é praticamente preto e os bancos trazem a inscrição \\\\\\\\\\\\\\\"cross\\\\\\\\\\\\\\\". Como não houve grandes alterações estéticas ou de motor, os preços da Nova Saveiro praticamente não mudaram. O modelo Trooper, que já existia na versão 2013, deixa de ter opção cabine simples.
Impressões
Na hora de dirigir, a Saveiro 2014 mostra robustez nas acelerações em baixa rotação, sobretudo, aos 2.000 giros e passa segurança antes de uma ultrapassagem. Por outro lado, o motor 1.6 deixa a desejar quando surgem subidas ou quando o embalo se esgota. Não ultrapasse um caminhão na subida usando a quarta marcha, por favor!
Nas retas planas, por outro lado, vale a pena pisar fundo e usar bem os 104 cavalos, que podem levar o carro aos 120 km/h fácil, fácil.
E frear de repente não é problema para a Saveiro, sobretudo se estiver carregada. Na Bahia, o Auto dirigiu a picape sem nada na caçamba. Em algumas curvas, a traseira derrapou levemente e perdeu estabilidade. Mas vale lembrar: o comercial leve quase sempre estará carregado. Desta vez, não estava.
Além da música, o painel do som mostra qual distância se encontra do obstáculo; atrás do banco um espaço a mais
Quanto ao câmbio, a tradicional transmissão manual de cinco marchas foi mantida pela Volkswagen e segue como referência no mercado brasileiro de compactos. Outro elogio a ser feito é o silêncio na cabine. A Volkswagen soube vedar bem o cofre do motor. A versão Cross se destaca anda mais neste quesito.
Auto dirigiu a nova Saveiro em dois terrenos: pista asfaltada e estrada de terra batida - que virou barro com a forte chuva que caiu no dia do teste. E sobre este terreno traiçoeiro, a picape não decepcionou mesmo sobre piso escorregadio.
Ficha Técnica
Motor: 1.6 flex
Potência: 101/104 cv (etanol)
Transmissão: manual ( 5 velocidades + ré)
Tanque: 55 litros
CaçambA: 734 l
Direção: hidráulica
Aro: 15 polegadas
Capacidade de carga: 605 kg
Consumo: 10,7/7,3 km/l (cidade)
Vel. Máxima: 173/175 km/h
Preço: De R$ 33.490 a R$ R$ 48.990 (Preço como base de SP)